top of page

O professor desempenha um papel muito importante na sala de aula como o de promover a aprendizagem do aluno com suas escolhas e modos de ensinar, pois os métodos são eficazes que estimula o pensar dos nossos alunos.

Portanto, o COLÉGIO PORTO SANTISTA visa oferecer uma Educação que almeja cidadãos solidários e cooperativos cultivando a preocupação com a dimensão ética, traduzindo-a em elementos concretos do cotidiano da instituição.

Nossa Proposta Pedagógica está assentada nos princípios humanistas e com uma visão progressista da educação, na qual, são priorizados os valores humanos e sociais e o comprometimento do sujeito com o processo de transformação social.

Acreditamos que o ser humano é dotado de potencialidades que lhe permitem aprender todo e qualquer conhecimento existente. É evidente que essa capacidade de aprender se manifesta de forma diferente nos sujeitos da aprendizagem, de acordo com os aspectos sócio-históricos de cada um, além dos fatores de ordem pessoal.

Temos também, como princípio, que a aprendizagem é um processo único em cada ser humano, que a mesma não ocorre de forma imposta ou exigida pelo professor, mas com um processo de construção do próprio sujeito, que participa consciente de sua aprendizagem.

O mundo atual demonstra um perfil de pessoas que tenham autonomia, capacidade de escolha e decisão, que tenham visão do todo e coragem para enfrentar situações novas e que saibam relacionar-se com os demais.

Esse perfil se esboça a partir de uma identidade pessoal, um conhecimento de si mesmo e dos outros, permitindo um aperfeiçoamento emocional – intelectual contínuo.

Esta Instituição de Ensino apóia-se em métodos semi-diretivo, nos quais o professor desempenha o papel de  “desafiador”,  problematizando e estimulando o aluno para reflexão e a pesquisa.

Trabalhamos também com a interdisciplinaridade representado por um trabalho coletivo e integrado dos professores e coordenadores, visando proporcionar ao aluno condições para o desenvolvimento integral de todas as dimensões de sua personalidade emocional/social, intelectual e física.  Esse trabalho é apresentado em seis etapas durante todo o ano letivo, onde os Pais são convidados a participar direta ou indiretamente, o que diz respeito a resultados e atividades.

Intitulamos esses seis momentos em:  1-) Teatro, 2-) Feira de Ciências, 3-) Festa Semestral, 4-) Expressão Corporal, 5-) Feira Cultural e/ou Projeto, 6-) Festa de Encerramento.   O que amplia e favorece as relações Pais, Alunos, Professores e demais funcionários desta Instituição,  ocasionando sem sombra de dúvidas resultados favoráveis as relações pessoais.

PROPOSTA DE ENSINO

AGENDE SUA VISITA - VENHA NOS CONHECER